18º Festival Nacional do Camarão terá estrutura totalmente coberta

 

Neste ano, pela primeira vez, toda estrutura do Festival Nacional do Camarão será coberta, contando com todas as áreas do evento (Estandes, gastronômica e de shows), dando maior conforto para os participantes de uma das maiores festas da cultura açoriana.

O responsável pela empresa BDE Eventos, Henrique Mello, explica que a prioridade é o conforto, o que está sendo muito bem aceito pelo público. “Serão mais de 6 mil metros quadrados de área coberta e bem protegida, evitando que se forme lama, que durante muitos anos tirou o conforto do público. E a resposta a este investimento está sendo imediata, pois todos têm a segurança de que não precisam se preocupar com o imprevisto da chuva, e já estão garantindo seus ingressos antecipados” revela Henrique.

Além da estrutura ser completamente coberta, os cantores irão se apresentar com um palco estendido, terão camarotes modernos em três níveis, mesas em frente ao palco e toda área VIP e pista bem definidas, protegidas de chuvas e vento.

O agente administrativo da prefeitura Romeu Pires, foi um dos idealizadores do festival e ficou admirado com a estrutura deste ano. “A iniciativa de cobrir todo o pavilhão da festa, além da área gastronômica e dos estandes, é excelente, pois resolve vários problemas que já tivemos. Além da chuva, com a movimentação e a formação de lama, o público ficava desconfortável. Com a área toda coberta esse problema será solucionado”, comemora Pires.

Serão quatros dias oficiais de festa, começando na quinta-feira (20), véspera do feriado de Tiradentes e segue até o domingo (23). Durante todos os dias, o moradores e turistas que prestigiarem o evento poderão ter acesso a uma ampla área de negócios, conhecer tudo sobre a gastronomia açoriana e litorânea, além de curtir shows dos maiores cantores nacionais da atualidade.

Neste ano, a festa será comandada pelos cantores Thiaguinho (20), Nego do Borel (21), Fernando & Sorocaba (22) e encerrando com o show infantil com a Galinha Pintadinha para as crianças. Ao todo, mais de 40 mil pessoas são aguardadas nos quatro dias de evento.

Outro diferencial da 18° edição do Festival, será a área gastronômica. Com lugar para mil pessoas sentadas, o espaço terá 7 restaurantes, uma choperia completa da Lohn Bier e vários food trucks. No centro dessa área gastronômica será montado um palco onde vários artistas locais poderão se apresentar com música, humor e muito mais. Mostrando um pouco mais dos talentos da terra e da cultura açoriana.

Comediantes como Mané Darcy e Nando Viana irão passar pelo palco alternativo e prometem arrancar boas gargalhadas.  “Essa é uma oportunidade para os artistas locais mostrarem o seu trabalho, utilizando uma estrutura completa e um público diferenciado. Queremos que todos participem” explica Henrique.

 

Solidariedade e meio ambiente

Neste ano não haverá a noite do quilo, mas o festival  segue com a sua função social. Neste ano, ajudará o Hospital São Camilo com  a promoção ‘Copo Solidário’, onde cada participante receberá um copo no valor de cinco reais, onde dois reais de cada copo será destinado ao Hospital. O copo reciclável, é inquebrável, inodoro e  não fixa o gosto de nenhuma bebida, podendo ser utilizado por muito tempo.  Ao participar da ação, o visitante ajuda o Hospital São Camilo e também contribui para o meio ambiente, diminuindo em 25% do lixo da festa.

Ações por toda cidade

Paralelamente ao Festival Nacional do Camarão, Imbituba promove o Festival Sabores da Zimba, onde restaurantes por toda cidade irão oferecer um prato a base de camarão por um valor único. O  objetivo é dar à comunidade a oportunidade de apreciar pratos bem elaborados, a base do tradicional camarão, em qualquer lugar da cidade.

Os pratos serão julgados por uma  comissão  avaliadora e o que alcançar a maior pontuação irá ser apresentado no último dia de festa, do Festival Nacional do Camarão.

Restaurantes do Centro, Ibiraquera, praia do Rosa, Itapitubá, Portinho da Vila  e praia da Vila, estarão identificados com o selo “Aqui tem Sabores da Zimba” e durante a semana da Festa do Camarão, irão oferecer o prato do festival no valor de R$ 29,90.

Nos dias 21 e 22, calçadão da rua Nereu Ramos, outras atividades vão integrar o Festival do Camarão. Segundo o secretário de turismo Dorlin Nunes, o coração da cidade vai receber apresentações com o Boi de Mamão, rodada de samba, um artesão construindo uma batera, vários músicos, poetas e várias atividades, em um sarau que tem parceria com a Academia Imbitubense de Letras e Artes.

“A festa do camarão é tradição e a cada ano vem reforçando a sua origem que é mostrar a cultura e gastronomia açoriana e litorânea. Neste ano,  traz muitas novidades e a oportunidade de envolver toda cidade. Esperamos que Imbituba participe  e que vários turistas também vejam o potencial turístico de nossa cidade” afirma Nunes.

Comentários