Campanha da Vacinação contra Gripe tem início

Começou na segunda-feira (17), e segue até 26 de maio a campanha nacional de vacinação contra a gripe. Nesta semana, a vacina está disponível apenas para os idosos e pessoas com doenças crônicas. Depois, poderão ser imunizados os demais grupos de risco.

Todas as salas de vacinação de Imbituba, Garopaba, Imaruí, Paulo Lopes, Laguna e todo Estado irão oferecer o antídoto contra gripe. A estimativa é de que 1,8 milhão de catarinenses possam ser imunizados. A meta do Ministério de Saúde é vacinar pelo menos 90% do público-alvo, o que no Estado resulta em 1.678.109 de pessoas. Porém, a expectativa em SC é superar com folga essa meta:

“O catarinense realmente tem a característica de aceitar muito bem a estratégia de vacinação e procurar a imunização e a gente sempre tem altos níveis de cobertura. Nos anos de menor circulação fica em torno de 93% de cobertura vacinal, no ano passado ficou em 97%. A gente sempre trabalha para ficar mais perto dos 100%”, comenta Vanessa Vieira da Silva, gerente de Doenças Imunopreveníveis e Imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC (Dive-SC).

Novidade de 2017

A novidade para este ano é a inclusão de professores das redes pública e privada no público alvo. Para receber a vacina, basta se dirigir a uma unidade de saúde com sala de vacina. “Os professores precisam apresentar comprovante de vínculo com uma instituição de ensino e as pessoas dos grupos de portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais precisam apresentar prescrição médica com a indicação para a vacina”, explica a enfermeira Vanessa Vieira da Silva, gerente de Imunização da Dive/SC.

Quem pode se vacinar?

Poderão se vacinar todas aquelas pessoas que fazem parte do grupo de risco: pessoas com 60 anos ou mais, grávidas e mulheres até 45 dias depois do parto, crianças de seis meses até cinco anos, portadores de doenças crônicas, trabalhadores da saúde, apenados e pessoas que trabalham no sistema prisional, professores das redes pública e privada, e toda a população indígena. Pacientes já cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem se dirigir aos postos que estão cadastrados. Saiba onde buscar a vacina no site www.gripe.sc.gov.br.

Comentários