Pastor Valdir Pires: Pensando e Falando

O que é o homem?

Homem- vem do latim homine que significa ser humano.

A antropologia física o apresenta como um ser vertebrado, pertencente a classe dos mamíferos segundo a filosofia podemos descrever o homem pelo menos em 4 aspectos principais:

Primeiro: Quanto ao aspecto físico, altura, aparência, etc…

Segundo: quanto ao aspecto ético-moral, humilde e orgulhoso, caridoso egoísta, justo e injusto, virtuoso e viciado, bom e mal.

Um terceiro aspecto sendo filosófico.

Marx o descreve como o homem econômico, Freud como intuitivo, outros o descrevem como; angustiado, falível e homem problemático.

Essas são algumas das definições que o homem apresenta do próprio homem.

Já agostinho um dos grandes filósofos cristãos da idade média entende que o homem é a mais importante criação de Deus pois foi feito a sua imagem e semelhança.

Tomas de Aquino, por sua vez acredita que no homem existem dois elementos o mistério e o sagrado.

Mistério: O homem é material e espiritual.

Sagrado: sua existência é influenciada pela existência de sua alma.

Porem Deus no livro de gênesis define o homem como sua imagem e semelhança, condição essa que deixou de existir algum tempo depois com a queda do homem.

Foi justamente para mudar essa situação que o filho de Deus se fez homem, viveu como homem, morreu como homem e ressuscitou para que pudesse fazer com que o homem volta-se ao seu estado original.

Oque fazer para voltar ao estado original?

Assim como por um só caminho o homem original deixou o paraíso, também existe um só caminho que nos leva ao verdadeiro estado original: Jesus Cristo; o Segundo adão.

Amigo volte ao seu estado original, venha para cristo e comece a viver em novidade de vida.

Pense nisso.

Um forte abraço

E até a próxima.

Comentários