Previsão de mais chuva e tempo frio para a semana

 

Apesar da previsão da meteorologia para esta terça e quarta-feira de precipitações com intensidade moderada, o nível dos rios e barragens e o solo encharcado preocupam as autoridades e climatologistas que a situação de calamidade em alguns locais causem ainda mais prejuízos, como é o caso das cidades ribeirinhas do rio Itajaí-Açu, que corta municípios como Blumenau e Brusque, no Vale do Itajaí. O mar agitado preocupa também os municípios do litoral catarinense com possibilidades de ressacas.

Em Imbituba e municípios vizinhos, mínima de 15 e máxima de 19 graus nesta terça-feira, o mesmo para a região da Grande Florianópolis com temperaturas ainda mais próximas (entre 18 e 20 graus).

A preocupação maior está sendo aguardada para quinta-feira, quando uma nova frente fria chega ao Estado e a mudança climática provoca primeiramente chuva forte e em seguida queda brusca nas temperaturas com possibilidade real de neve nas áreas mais altas da serra catarinense e geada em áreas elevadas.

O sol brilha na sexta-feira e deve se manter assim durante o final de semana. Veja a previsão da meteorologista Gilsânia Cruz, da Epagri/Ciram, para os próximos dias:

 

Quarta-feira (07/06):

Tempo: variação de nuvens com chuva fraca a moderada, alterando com períodos sem chuva.

Temperatura: amena.

Vento: noroeste do Oeste ao Planalto, e de sudeste a nordeste nas demais regiões, fraco a moderado.

Sistema: formação de um cavado (áreas alongadas de baixa pressão) no Sul do Brasil.

 

Quinta-feira (08/06):

Tempo: uma nova frente fria avança por SC, provocando chuva moderada a forte do Oeste ao Litoral Sul, no decorrer do dia. Nas demais regiões, a chuva está prevista especialmente para tarde e noite. Há risco de temporais isolados no Estado.

Temperatura: amena, declinando à noite.

Vento: nordeste/noroeste, passando a sudoeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Sexta-feira (09/06):

Tempo: chuva de Florianópolis ao norte do Estado na madrugada, melhorando com sol no decorrer do dia. Do Oeste ao Litoral Sul, predomínio de nuvens em boa parte do dia, com chance de chuva fraca no Planalto Sul e Litoral Sul

Temperatura: em declínio acentuado com o avanço de uma intensa massa de ar polar. Chance de neve nas áreas altas do Planalto Sul e Meio Oeste, entre a madrugada e manhã.

Vento: oeste a sudoeste, moderado com rajadas.

 

Sábado (10/06):

Tempo: tempo seco e ensolarado em SC.

Temperatura: baixa, temperatura próxima de 0°C e negativa nas áreas altas do Estado, com condições de geada ampla. O frio será intenso também no Litoral, com mínima de 4°C a 6°C.

Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 11 a 21 de junho de 2017

No período de 11 a 13/06, tempo mais firme com sol entre nuvens em SC, sem previsão de chuva. A partir do dia 14/06 há indicativo de chuva frequente novamente no Estado, com acumulados significativos, devido a uma frente que deve ficar estacionária no Sul do Brasil.

Comentários