Yoga para benefício das mamães

Entenda os benefícios da Yoga para gestantes, e saiba mais sobre a importância de viver cada momento da gestação com a tranquilidade de contentar-se com o momento presente.

A arte da Yoga surgiu na Índia e esta palavra significa unir, integrar e totalizar. Tem como objetivo principal despertar a sensação de bem-estar, que acontece através de técnicas de respiração, posturas e movimentos físicos, além da meditação, que busca silenciar a mente. Esta filosofia foi muito influenciada pelo budismo e hinduísmo, religiões orientais centralizadas no autoconhecimento.

A gestação é um período muito inovador na vida de uma mulher e de quem a acompanha neste processo diferenciado. Quando as pessoas veem uma barriga de grávida, geralmente pensam no quanto é misteriosa a vida, relembram que elas mesmas já estiveram neste ambiente, ou pensam sobre como será quando for a vez delas verem a vida acontecer de perto. Mas de que forma a Yoga faria deste momento mais especial?

Se já é difícil cuidar dos próprios problemas, imagina saber que dentro de você, há alguém que será totalmente dependente? Claro, acima de tudo isto está o amor, que quando existe faz esta relação de troca ser muito natural e compensadora. Mas se as pessoas em geral procuram por Yoga para se manterem tranquilas, imagine o quanto isto é importante para uma gestante?

A Yoga no momento da gestação é muito gratificante para a mulher. Pensem no quanto é louco, ver o seu corpo mudar em poucos meses, lidar com uma série de hormônios que agem em benefício da formação de um novo ser, e além disto, ter que se manter concentrada nos próprios afazeres e estável emocionalmente para não prejudicar este frágil e ao mesmo tempo poderoso momento, que ainda findará numa ocasião muito intensa, o parto. Por isto, manter a tranquilidade e executar técnicas milenares de respiração, meditação e conexão com o momento presente, faz toda a diferença e traz uma série de benefícios. A aplicação da Yoga acontece quando se muda a maneira de se relacionar com o mundo.

A praticante de Yoga, Jhana Comaru encontrou no Espaço Amar de Imbituba, um lugar onde pôde desenvolver e usufruir de muitas técnicas de Yoga e meditação, mesmo antes da gravidez. “Acredito que o momento de gestação é um momento único, de conexão com o que há de mais lindo no nosso ser. Estamos gerando vida, amor, e grandes transformações acontecem neste momento, em todos os campos, físicos, mentais e espirituais, é preciso estar presente para sentirmos isso tudo acontecer naturalmente. Somos parte da natureza, e não algo separado disso. Por isso a importância de respirar, a respiração nos traz para o momento presente, que é o único momento que existe, é no presente que a vida acontece, sem anseios pelo futuro e sem apegos ao passado. E a prática de yoga e meditação te auxiliam a entrar em conexão com este agora, com tua essa essência, com o que há de mais lindo no nosso ser. E é mais simples do que imaginamos, basta experimentar, a entrega é fundamental”, relata.

Para quem se interessar, é importante fazer uma aula experimental ou conversar com algum professor de Yoga para que um especialista possa auxiliá-lo a discernir qual é a melhor metodologia. Dependendo do caso, algumas posturas podem ser contraindicadas. Neste sábado, dia 13, às 16h00min, haverá uma conversa sobre o que é Yoga no Espaço AMAR, com o professor Renato Bos, praticante há 25 anos. O evento é aberto e gratuito. Pede-se que os presentes tragam algo para o lanche da tarde, exceto álcool e carne.

 

Comentários