ACORDI ganha destaque entre as 5 melhores iniciativas do Brasil na proteção dos povos e comunidades tradicionais
Foram selecionadas as 20 melhores experiências de proteção ao conhecimento tradicional no Brasil, com base na trajetória das organizações, seu tempo de atuação e sua relevância para povos indígenas, comunidades tradicionais e agricultores familiares.


Publicado: 21/05/2025 17:12:47
Compartilhe:

A Associação Comunitária Rural de Imbituba (ACORDI) conquistou o 5º lugar nacional no Prêmio das Organizações Guardiãs da Sociobiodiversidade, uma importante iniciativa que reconhece o trabalho de organizações representativas de detentores de conhecimentos tradicionais associados, guardiãs e guardiões da sociobiodiversidade, e destinatárias da repartição de benefícios.
Foram selecionadas as 20 melhores experiências de proteção ao conhecimento tradicional no Brasil, com base na trajetória das organizações, seu tempo de atuação e sua relevância para povos indígenas, comunidades tradicionais e agricultores familiares. A ACORDI foi reconhecida entre essas iniciativas de excelência, reafirmando sua importância para o fortalecimento da cultura, sustentabilidade e identidade de Imbituba.
Fundada com o propósito de garantir a resiliência de pescadores e agricultores do município, a ACORDI tem sua atuação centrada na defesa do Sistema Agrícola e Pesqueiro Tradicional dos Areais da Ribanceira (SAPTAR). Suas ações abrangem a conservação da sociobiodiversidade, o fortalecimento da economia solidária, a segurança alimentar e a geração de trabalho e renda no campo e nas comunidades pesqueiras.
Além disso, a associação é responsável por manter vivas manifestações culturais como o boi de mamão, o artesanato tradicional, as farinhadas, a pesca artesanal, o extrativismo vegetal e a agricultura itinerante. A ACORDI também atua com a conservação de bancos de sementes crioulas e desenvolve ações de combate à desigualdade de gênero, promovendo e valorizando o protagonismo feminino nas práticas agrícolas, pesqueiras e culturais.
O Diretor de Cultura de Imbituba, Ronaldo Augusto Pires, celebrou a conquista. “Esse reconhecimento é motivo de orgulho para toda Imbituba. A ACORDI é um exemplo de tradição e inovação. Ao preservar os saberes dos nossos povos e comunidades tradicionais, ela também projeta o município como referência nacional em cultura e sustentabilidade. Parabenizamos todos os envolvidos pela conquista, disse.
Fonte:Diretoria Executiva de Comunicação e Inteligência
Descubra mais sobre Grande Jornal
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.