Imbituba moderniza e aprimora os serviços de iluminação pública
Entre as principais mudanças está a ampliação da equipe técnica, com três equipes operando em turnos que vão das 5h da manhã até 1h da madrugada do dia seguinte, além de rondas permanentes pela cidade, garantindo uma resposta mais rápida às solicitações da comunidade.
Publicado: 21/05/2025 17:26:36

A Prefeitura de Imbituba está promovendo uma verdadeira transformação na área da iluminação pública, com foco em transparência, agilidade e segurança para a população. As melhorias implementadas marcam uma nova fase na prestação deste serviço essencial à comunidade.
Com a contratação de uma nova empresa, via Cincatarina, o município deu um importante passo para resolver um problema histórico. “Mudamos a empresa justamente para isso, para ter um melhor serviço à população”, afirmou o Diretor de Iluminação Pública e Eficiência Energética, Marcos Aramis Paiva.
Entre as principais mudanças está a ampliação da equipe técnica, com três equipes operando em turnos que vão das 5h da manhã até 1h da madrugada do dia seguinte, além de rondas permanentes pela cidade, garantindo uma resposta mais rápida às solicitações da comunidade.
Outra grande inovação é a implantação de um sistema totalmente digital para o recebimento de pedidos. Agora, os cidadãos podem solicitar a manutenção da iluminação pública diretamente pelo celular, através de um aplicativo disponível para Android e iOS, ou pelo computador, além de um novo número de telefone (0800 647 2031), em horário comercial.
O processo ficou mais ágil e eficiente, e a prefeitura passou a contar com um controle mais preciso de cada atendimento.
Além da praticidade, o novo sistema proporciona mais transparência: todas as solicitações são registradas com fotos dos pontos apagados, dos materiais utilizados e do serviço concluído. “Este é um ponto muito importante, permite que a prefeitura e o cidadão acompanhem com clareza e segurança todo o processo, focando na transparência”, declarou.
A rastreabilidade das solicitações também evoluiu. Antes, os pedidos eram feitos em papel e era difícil identificar corretamente o local e o solicitante. Agora, todas as informações são digitalizadas, o que facilita a organização e o acompanhamento dos serviços.
Outra mudança importante está no modelo de contratação. “Deixamos de ter um contrato fixo e passamos a pagar apenas pelos serviços efetivamente executados. A expectativa é manter o custo com mão de obra, qualidade e quantidade de materiais utilizados, entregando mais resultado à população”, finalizou o Diretor de Iluminação Pública e Eficiência Energética, Marcos Aramis Paiva.
A Prefeitura está disponibilizando vários canais para que os moradores possam registrar suas solicitações com comodidade:
Aplicativo para Android
Baixe aqui
Aplicativo para iOS (iPhone)
Baixe aqui
Acesso via computador
https://iluminacao.sc.gov.br
Novo telefone: 0800 647 2031
Não se esqueça: ao abrir sua solicitação, selecione corretamente o município de Imbituba na primeira tela do sistema, faça seu cadastro uma única vez e faça o seu pedido de atendimento. Automaticamente essa informação entra no sistema e vai para as equipes realizarem os serviços. Em caso de dúvidas, o atendimento no prédio do Seinf é das 07h às 17h.
Fonte: Diretoria Executiva de Comunicação e Inteligência
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