Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca participa do 1º Fórum Catarinense de Combate aos Maus-tratos Contra os Animais 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) esteve presente no 1º Fórum Catarinense de Combate aos Maus-tratos Contra os Animais, realizado em Florianópolis, na última terça-feira (30). A Secretária da pasta Patrícia Menegaz de Farias, a Diretora do Centro Bem-estar Animal, Vivian Darcy Andrade, a Coordenadora do Centro de Bem-estar Animal Júlia da Silva Custódio e o Diretor Administrativo Diego dos Anjos Souza representaram o município. O encontro reuniu especialistas, autoridades, protetores e gestores públicos de todo o estado, com o objetivo de fortalecer as políticas públicas voltadas ao bem-estar animal e intensificar o combate aos maus-tratos.

Durante o evento, foi lançado oficialmente o programa estadual “Pet Levada a Sério”, que visa integrar e coordenar ações de proteção animal entre os municípios catarinenses, promovendo educação, fiscalização e atendimento aos animais vítimas de violência. A Secretária Patrícia Menegaz destacou a importância do evento. “Foi um marco histórico para o estado de Santa Catarina, pelo lançamento pioneiro de uma política pública de bem-estar animal. Com isso, Imbituba vai ter a oportunidade de participar do edital e poderá ser um dos municípios contemplados pelo programa”, declarou. 

O Pet Levado a Sério, é um programa de política pública estruturada por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (SEMAE), para promover o bem-estar animal, com foco no controle populacional por meio da castração e microchipagem de cães e gatos, além de ações educativas e de capacitação de gestores municipais.

Com investimento total de R$ 18 milhões, o programa beneficiará 281 municípios com até 100 mil habitantes, o que representa 95% do território catarinense, e prevê a realização de 90 mil castrações entre 2025 e 2026. Os recursos serão repassados diretamente aos municípios por meio de convênio simplificado, com valores proporcionais à população, seguindo critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Fonte: Diretoria Executiva de Comunicação e Inteligência


Descubra mais sobre Grande Jornal

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Katharina Carvalho

Katharina Carvalho é empresária, jornalista profissional e diretora das revistas FOCO LIVRE, de Santa Catarina, e VITTRINE, da Paraíba. Com ampla atuação nas áreas Comercial e de Comunicação, é graduada e especialista em Logística pela Uniasselvi, combinando expertise estratégica e versatilidade no mercado editorial e de negócios.