Vereadores e prefeito de Imbituba buscam avanço na redefinição de limites com Laguna em visita à Alesc

Na última terça-feira (08), uma comitiva formada por vereadores e liderada pelo prefeito de Imbituba, Michell Nunes, esteve na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) para discutir a retificação dos limites territoriais entre Imbituba e Laguna. O grupo foi recebido pelo presidente da Alesc, deputado Julio Garcia, e também participou de agendas relacionadas ao tema, incluindo um encontro com o prefeito de Laguna, Pretto Crippa.
A busca pela regularização dos limites é uma pauta antiga e tem contado com o envolvimento ativo tanto do prefeito quanto dos vereadores do município. Durante a visita, destacaram-se os esforços para garantir apoio à criação de uma legislação que estabeleça de forma clara e definitiva as divisas entre os dois municípios, beneficiando milhares de moradores da região.
Atualmente, tramita na Alesc o Projeto de Lei nº 26/2023, de autoria do deputado Ivan Naatz (PL), que busca corrigir distorções causadas pela Lei Estadual nº 13.993/2007, responsável por alterar as coordenadas geográficas entre Imbituba e Laguna. A proposta já avançou em quatro comissões da Casa: Constituição e Justiça, Assuntos Municipais, Transportes e Desenvolvimento Urbano, e Finanças e Tributação.
A comitiva contou com a presença dos vereadores Darlan Back, Elísio Sgrott, Eduardo Faustina, Rafael Mello, Paulo Sete, Matheus Gelinski, Teko, Thiago Rosa e Bruno Pacheco, além do presidente da Câmara Municipal, Matheus Pereira, e da suplente Lena do Catuta. Juntamente com o prefeito Michell Nunes, eles reforçaram a importância da definição dos limites para garantir os direitos de mais de 2 mil pessoas que residem nas áreas impactadas, como os bairros de Roça Grande, Boa Vista e Itapirubá.
O tema também vem sendo debatido na Câmara de Vereadores de Imbituba por meio da Comissão Especial dos Limites Territoriais. A comissão, composta pelo presidente Eduardo Faustina, vice-presidente Frantcheskoly de Souza, relator Elísio Sgrott, e membros Rafael Mello e Humberto Carlos dos Santos, há anos discute soluções para a questão entre Imbituba e Laguna.
Em novembro de 2023, uma audiência pública promovida pela Alesc no bairro de Boa Vista reuniu cerca de 700 moradores, evidenciando o desejo coletivo de permanecerem integrados ao município de Imbituba. A mobilização do prefeito, dos vereadores e da população demonstra a relevância do tema para o desenvolvimento e a organização territorial da região.

As informações utilizadas para a redação da matéria, assim como as imagens utilizadas, são de autoria da Diretoria Executiva de Comunicação e Inteligência da Prefeitura Municipal de Imbituba.


Descubra mais sobre Grande Jornal

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.